quarta-feira, 3 de março de 2010

Prefeito de Barcelos é cassado por uso de dinheiro falso









No entendimento da corte do Tribunal Eleitoral (TRE), Ribamar Beleza comprou votos com cédulas de dinheiro falsas


Rosiene Carvalho
Publicado no Jornal A CRÍTICA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, ontem, o mandato do prefeito de Barcelos, José Ribamar Beleza, e o vice dele, Arnóbio Pereira, por compra de voto com dinheiro falso. A decisão também determinou que o município (a 366 quilômetros de Manaus) realize nova eleição em que os dois não poderão participar.

A corte acatou o parecer da juíza relatora do processo, Joana dos Santos Meirelles, que, além de cassar os diplomas também atribuiu a cada um deles uma multa de R$ 50 mil.

Na acusação há documentos, segundo a juíza, que comprovam a doação a eleitores de cédulas falsas de dinheiro. Para o Ministério Público Federal, vários depoimentos foram prestados em juízo acusando o prefeito da ação ilícita.

Três dias antes da eleição, Beleza foi detido no Aeroclube, em Manaus, pela Polícia Federal com R$ 135, 4 mil. Na época, ele alegou que o dinheiro era uma doação feita a sua campanha pela empresa Mariuá Construções. O procurador federal Edmílson Barreiros destacou, ontem, que a doação a campanha dele também era ilegal porque deveria ter sido feita por meio de depósito em conta bancária.

O advogado do prefeito, Frank Abrahão, afirmou que terá um prazo de três dias para entrar com um embargo de declaração, medida que adiaria o afastamento do prefeito Beleza. “É uma medida para que se aclare duvidas sobre obscuridades e contradições da decisão. Houve muita divergência, ficou confuso”, avaliou.

Para o advogado José Fernandes, que representa o candidato Valdeci Raposo e Silva, segundo colocado na eleição, não houve obscuridade e contradição na decisão. “Haverá o julgamento dos embargos, acredito que em 10 dias, se não forem admitidos, o resultado é imediato. O tribunal se reúne, indica um juiz que deverá baixar uma resolução para normatizar nova eleição num prazo de 20 a 40 dias”, diz.

Nenhum comentário: