terça-feira, 29 de junho de 2010

I Encontro Ambiental Sustentável é realizado no Amazonas
















Foi realizado no dia 17 de junho, às 19:00 h, no Teatro da UNINORTE, o I Encontro Ambiental Sustentável, em uma parceria inédita entre a CTB-Am e a UNINORTE, que disponibilizou o local e liberou os alunos dos Cursos de Geografia e Petróleo e Gás para participar do evento, além de convidar os demais alunos daquela Universidade.

Participaram como palestrantes os Prof. Ademir Ramos, da Universidade Federal do Amazonas, o Prof. Mauro Bechman, Coordenador do Curso de Geografia e do curso de Petróleo e Gás da UNINORTE e o Dep. Est. Eron Bezerra, membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Amazonas e ex-Secretário de Estado de Produção Rural.

Marcaram presença no evento representantes de várias entidades, como o SINPOL, SINTEAM, SINDICATO DOS ESTIVADORES, FETAGRI-AM, ULGBT, SINDVAM, DIEESE, dentre outras. Os alunos da UNINORTE participaram em peso do Encontro, pois tal tema tem grande importância dentro da comunidade acadêmica, cada vez mais antenada e preocupada com a preservação ambiental.

Durante as inscrições, os participantes preencheram uma ficha de inscrição, cujos dados serão tabulados para formarmos um perfil daqueles que se interessaram em fazer parte deste nosso evento e ainda termos uma base de dados para que eles possam participar de futuras promoções e outras atividades realizadas pela CTB.

Durante a abertura, o Presidente em Exercício da CTB-Am, James Figueiredo, falou sobre a importância que tem esse evento por se tratar de uma rara oportunidade que os sindicalistas tem de mostrar que estão realmente interessados que os trabalhadores e trabalhadoras de nosso país tenham uma qualidade de vida melhor através da preservação do ambiente em que vivemos, porém, sem deixar de lado o desenvolvimento sustentável de nossa região.

A Profª Eliana Maria, Secretária de Políticas Agrícolas, Agrárias e Meio Ambiente da CTB-Am, agradeceu a presença de todos os participantes e destacou que o evento só foi possível com a parceria firmada entre a CTB e a UNINORTE. Ela também divulgou que as inscrições para a Campanha “VALORIZAÇÃO DO TRABALHO COM SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA CTB” foram prorrogadas até o dia 17 de julho, podendo ser feitas pelo portal da CTB (www.ctb.org.br).

No total tivemos cerca de 300 espectadores, entre alunos, sindicalistas e convidados, que participaram ativamente com questões acerca das palestras apresentadas.

Como ponto alto, tivemos as palestras dos três convidados. Em primeiro lugar o Prof. Ademir Ramos, que mostrou através de fatos o impacto que o desenvolvimento desenfreado pode ter sobre as comunidades indígenas e apontou algumas sugestões para evitá-los.

Em seguida, o Prof. Mauro Bechman trouxe à baila um tema de suma importância para a nossa região, que é o Papel dos Movimentos Sociais no Processo Produtivo, onde destacou a importância que os sindicatos, associações e demais entidades de classe tem na orientação e educação ambiental da classe trabalhadora e população em geral.

Por último o Dep. Est. Eron Bezerra realizou sua palestra falando sobre os três ciclos de desenvolvimento do Amazonas e as possibilidades da produção de alimentos em nossa região sem degradação ambiental, relatando as experiências levadas a cabo pela SEPROR – Secretaria de Produção Rural do Estado, pasta da qual foi titular.

Durante o encerramento do Encontro foram sorteadas camisas da CTB e livros e CDs para os participantes.

Como um primeiro evento dessa magnitude, podemos avaliar que o I Encontro Ambiental Sustentável foi um sucesso, pois através da participação da comunidade acadêmica pudemos medir o nível de interesse dos espectadores, por meio de suas perguntas e intervenções nos ciclos de debate. A Secretaria de Políticas Agrícolas, Agrárias e Meio Ambiente da CTB-Am avaliará as condições necessárias para a realização de um 2º Encontro, com a possibilidade de torná-lo uma tradição anual, visto que cada vez mais se faz necessária uma maior abrangência para este tema de vital importância para a humanidade.

Nenhum comentário: